Imagem gerada por IA (Craiyon)
Na aula do dia 30/03, nossa turma realizou uma discussão a respeito da maneira como as IAs vem sendo utilizadas na indústria, principalmente no meio digital. Dentre os vários pontos destacados pelos meus colegar, irei trabalhar melhor alguns deles, com base na minha opinião e vivência pessoal.
Um dos pontos levantados pela turma, foi a questão sobre em que medida é correto, ou deve ser moralmente aceito, o uso indiscriminado da inteligência artificial enquanto ferramenta de criação, principalmente no âmbito artístico. Na minha visão, o uso dessa ferramenta visando a produção de materiais referenciais, não é necessariamente errada do ponto de vista moral, no entanto, é importante ter controle em relação às imagens utilizadas pela IA para a produção desse material, para não haver uso indevido ou sem autorização de trabalhos feitos por artistas humanos.
Outra questão interessante discutida em sala, foi em relação aos esteriótipos presentes nas imagens geradas, principalmente ligados a mulheres e populações étnicas que não se assemelham ao fenótipo europeu. Isso nos leva a pensar sobre, em que medida, os resultados emitidos pela IA são influenciados pelos preceitos e ideologias da classe dominante, principalmente oriundos das culturas dos países colonizadores.
Podemos até mesmo nos indagar a respeito da influência, não só dos produtos da inteligência artificial, mas de toda a mídia produzida pelos países do hemisfério norte ocidental, na nossa cultura. Quem sabe, talvez essa seja também uma forma de dominação dos povos tidos como subdesenvolvidos.
Comentários
Postar um comentário